PHP: Exibir dados de uma tabela em MySQL

Salve, salve! Galera do Código Master. Neste post, veremos como realizar uma conexão com o banco de dados MySQL, utilizando comandos em PHP, e executar uma consulta em uma de suas tabelas para exibir os dados na tela.

Crie um novo arquivo php chamado exemplo_consulta.php, e salve-o em na raiz do seu site, ou onde for realizar os testes. Criaremos uma tabela de testes, para este exemplo, e povoaremos com alguns dados, assim, fica mais fácil o aprendizado.

Veja abaixo o script de criação nossa tabela:

Acima, temos dois códigos, o primeiro, para criação da tabela, enquanto o segundo, fará a inclusão de três registros nela. Já com os dados dispostos na tabela, podemos realizar nossa consulta, considerandos que todos os dados serão devidamente exibidos em nossa consulta.

Em nosso arquivo exemplo_consulta.php, criado anteriormente, vamos iniciar com o seguinte código:

Este código, realiza uma conexão com o bando de dados. Em seguida…

…selecionamos o banco de dados que nossas consultas deverão ser realizadas. Agora, já com a conexão realizada, e o banco de dados selecionado, seguimos com a consulta à tabela criada:

Pronto, já temos nossa consulta realizada. Neste ponto, falta-nos apenas exibir os dados da nossa consulta. Veja o código abaixo:

O código em questão, utiliza a um laço de repetição (while) para percorrer todos os registros encontrados em nossa consulta, e utilizamos o comando

Responsável por associar os nomes das colunas de nossa consulta a uma posição de vetor, assim, não será necessário exibir o valor mediante a posição da coluna, 0..1..2 e etc, mas, ao invés, poderemos utilizarmo o nome da coluna como referência, como realizado no código acima.

OBS: Este código, foi criado com base na versão 5.5.12 do PHP. Deve-se observar os comandos utilizados caso esteja utilizando versões anteriores que ainda não suportam a estrutura mysqli.

Veja o arquivo completo:

Então, é isso galera. Espero ter ajuda. Um grande abraço e até o próximo post.

Autor(a):
Claudeci Goularte
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina, e pós-graduado em Arquitetura de Software, pelo Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação, o IGTI. Sou desenvolvedor de sistemas desde 2006, com ampla experiência em PHP, MySQL, C#, SQLServer, CSS, HTML, JavaScrit, JQuery, C#, SqlServer, entre outras. Amante da profissão.

5 pensamentos sobre “PHP: Exibir dados de uma tabela em MySQL

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *