NodeJs em execução no servidor com PM2

No tutorial anterior, vimos como Instalar o NodeJs no Centos Server, porém, como dito ao final da postagem, veríamos como rodar uma aplicação no servidor de produção, mantendo-a em rodando (em execução) mesmo após sairmos do acesso SSH ao servidor, e para isso, utilizaríamos o serviço chamado PM2, que gerência o serviço do NodeJs para nós.

Então, digamos que temos uma aplicação NodeJs, chamada app.js, em nosso servidor. Ao executarmos o comando abaixo, nossa aplicação estará em execução, porém, ao fecharmos o acesso SSH, essa execução não se mantém.

Esse é o comando básico para execução das aplicações em NodeJs, mas esse comando não vai manter o node executando nossa aplicação no servidor.

A instalação do PM2 no servidor é muito simples. Ela pode ser realizada através no npm que vem instalado com o serviço do NodeJs.

Para instalar o PM2 no servidor, execute o seguinte comando:

Após a instalação do PM2, neste caso a última versão disponível, basta utilizar o comando de start, em sua aplicação NodeJs, para mantê-la em execução, como mostrado no exemplo abaixo:

O PM2 possui diversos comandos que te auxiliam na manutenção de suas aplicações em execução, tais como listar as aplicações sendo gerenciadas pelo PM2, excluir a aplicação da lista de gerenciamento do PM2 e etc.

Você pode conferir todos os comandos disponíveis para o PM2, no site oficial, acessando http://pm2.keymetrics.io/docs/usage/quick-start/ .

Com sua aplicação sendo gerenciada pelo PM2, você pode sair tranquilamente do seu acesso SSH do seu servidor, que sua aplicação continuará sem problemas.

Em um próximo tutorial, vamos falar um pouco mais sobre aplicações NodeJs.

Deixe seus comentários no final da página, são muito importantes para gratificar o esforço.

Grande abraço.

Autor(a):
Claudeci Goularte
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina, e pós-graduado em Arquitetura de Software, pelo Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação, o IGTI. Sou desenvolvedor de sistemas desde 2006, com ampla experiência em PHP, MySQL, C#, SQLServer, CSS, HTML, JavaScrit, JQuery, C#, SqlServer, entre outras. Amante da profissão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *