Procurar item na lista com Find() em C#

Salve, salve, galera Código Master. Hoje veremos como como procurar um determinado item, em uma lista (List) de valores, utilizando o método Find() do C#. Vamos ao exemplo.

Temos a seguinte lista de valores:

Vamos pesquisar a palavra “Rio” em nossa lista de valores.

O comando acima, Find(), retorna a primeira ocorrência da pesquisa, neste caso Rio de Janeiro, porém, sabemos que neste exemplo, temos na verdade três estados que coincidem com a pesquisa. O método Find() é aconselhável quando estamos pesquisando por um ID único em nossa lista de valores. Para retornar todas a ocorrências da lista, precisamos utilizar na verdade, o FindAll(), derivado do método Find(). O FindAll(), diferentemente do Find(), retornará todas as ocorrências para o termo pesquisado.

Vejamos o exemplo abaixo:

Veja que agora, utilizamos um retorno do tipo List<string>, igualmente à lista de valores originais, visto que teremos o mesmo tipo de retorno, uma lista de valores previamente filtrados na consulta, de forma a retornar todas as ocorrências que contenham “Rio” no nome, retornando os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, respectivamente.

Segue abaixo o código completo da página:

Bom, uma forma simples e muito útil para uma pesquisa em lista de valores. Claro que dentro de uma consulta, temos a necessidade filtrar por mais de um valor. Neste caso, basta adicionarmos demais campos em nossa condição. Veja um outro exemplo simples. Temos um objeto do tipo Aluno, com os atributos Nome, Sexo e Idade.

Vamos criar uma lista de alunos, e adicionar alguns alunos para nosso exemplo.

Temos agora em nossa lista de objetos, quatro alunos. Digamos que desejamos listar todos os alunos com idade igual a 29 anos.

Retornaria os dois alunos, Antônio e José. Em uma segunda consulta agora, queremos retornar todos os alunos do sexo Feminino, com 20 anos. Para isso, basta informarmos ambas as condições em nosso método.

Segue o código completo do exemplo.

Bom, vimos que a utilização do método é relativamente simples. Basta um pouco mais de estudos para ficar “show de bola”. Espero ter ajudado e até o próximo post.

 

Autor(a):
Claudeci Goularte
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina, e pós-graduado em Arquitetura de Software, pelo Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação, o IGTI. Sou desenvolvedor de sistemas desde 2006, com ampla experiência em PHP, MySQL, C#, SQLServer, CSS, HTML, JavaScrit, JQuery, C#, SqlServer, entre outras. Amante da profissão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *